A cirurgia refrativa a laser é um procedimento cirúrgico que faz a correção do grau dos olhos, em casos de: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (vista cansada).
A refração é o estudo da passagem de luz de um meio para outro, meios diferentes determinam comportamentos diferentes da luz.
O Dr. Osny Sedano que é médico especialista em cirurgia refrativa a laser em Curitiba, realizou mais de 10 mil cirurgias, explica que a cirurgia refrativa pode se utilizar de duas técnicas: o PRK e a LASIK, ambas as técnicas são seguras e a escolha de uma ou da outra vai depender de cada paciente.
Quem pode fazer a cirurgia refrativa?
A cirurgia pode ser indicada para quem tem vícios de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e tem um grau estável, que pode ser medido através dos exames específicos. Cada caso deve ser avaliado individualmente – segundo o Dr. Osny Sedano. A idade mínima ideal seria de 21 anos, devendo o grau está estável há pelo menos um ano.
De acordo com o Dr. Osny Sedano – a faixa de grau ideal para a correção com cirurgia a laser seria de -1.00 até -8.00 de miopia.
O que é a cirurgia refrativa personalizada?
A cirurgia refrativa personalizada não se restringe a correção do vício de refração, ela avalia as características individuais de cada olho, para a programação cirúrgica específica.
A tecnologia atual permite esse personalização, o que faz com que o resultado entregue seja ainda melhor, essa personalização é possível com a combinação de exames avançados e a utilização de equipamentos de última geração, que identificam e fazem a correção com uma alta precisão as imperfeições da córnea.
A cirurgia refrativa a laser é muito rápida e normalmente o paciente é liberado no mesmo dia da cirurgia. As atividades cotidianas podem ser retomada cerca de dois dias após a cirurgia. Um dos principais sintomas logo após a cirurgia refrativa é uma leve sensação de areia nos olhos.
Os resultados normalmente são visíveis logo após a cirurgia, mas seu resultado aparece aproximadamente três semanas após o procedimento.